quinta-feira, fevereiro 22, 2007

lares

Há sítios onde se espera a morte. Camas em quartos pequenos com janelas tristonhas. Onde a vida percorre os últimos dias dos corpos presentes. Discretos lugares, discretas pessoas. Viagens últimas, bagagens nenhumas. Cabelos brancos, fragilidades. Oferecem-se carinhos e dignidade nos letreiros, em troca dão-se os dinheiros que compram a cama, o comer, o espaço e a bacia. E a ceifeira tardia que passa numa noite de sorte, leva à morte quem já a quer por mais que seja derradeira e fria.

8 Comments:

Blogger A Tendinha said...

Às vezes tem que ser, quando em casa já não há condições para lhes dar uns últimos dias no melhor conforto possível. Assim foi com os meus avós e por nada nos arrependemos, pois os lares escolhidos são muito bons, com as melhores condições e pessoal muito bem preparado e atencioso e que trata/tratou deles, como não se conseguiu em casa. Até ao último suspiro...

4:42 da tarde  
Blogger vague said...

Não gosto de lares, e gostava, caso tivesse mto dinheiro para investir, de ter um lar.
Acho q é preciso tanta humanidade para saber gerir sob o ponto de vista dos afectos, uma casa destas.

Apesar disso, as minhas duas avós, em tempos diferentes, acabaram as suas vidas em lares. Deles retenho a tristeza e o desamparo dos q não têm família e q qdo viam alguns de nós ir visitar a nossa avó, ficarem de olhos a rasar a água. E ás vezes quietos, como quem secou por dentro.

Não há outra saída, como diz a Noite, apesar de eu, ao contrário dela, não ter assim tão boa impressão dos lares q conheci. E olha q não eram lares da segurança social, eram pagos e bem pagos. se as pessoas soubessem, todos, q um dia vão ser velhos e dependentes, talvez se tivesse outra compaixão pelas pessoas q precisam das outras para fazer a sua higiene básica. Há q lutar pela dignidade, sempre.

4:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No início da minha carreira trabalhei num lar. E partilho dessa visão, são de facto lugares onde se espera a morte. Onde se deseja a morte. E a razão porque se deseja tanto a morte é -na maioria dos casos e relembrando os testemunhos dos utentes- o abandono a que são condenados pelos que amam. Pelos que sempre amaram e que os deixaram lá.

11:26 da manhã  
Blogger Bastet said...

Olá Maria Noite! É bem verdade que por vezes tem de ser e que é a melhor solução mas por melhores que sejam os lares e os cuidados são sempre sítios onde se espera a morte. :*

Querida Vague: Se eu tivesse que indicar alguém para se responsabilizar por um lar não teria dúvidas em indicar o teu nome. Enfim pelo menos para a parte de apoio aos utentes, distribuindo carinhos e atenções. na retarguarda talvez alguém que te impedisse de levares o lar à falência :)***

Caro Ricardo: Essa é, ao que creio, a realidade destes sítios. Como bem referes "são deixados lá". É esse abandono que me transtorna. Obrigada pelo teu comentário. :)

10:20 da manhã  
Blogger vague said...

lol, agora fizeste-me dar uma sonora gargalhada silenciosa :D:D

És o máximo por me elogiares assim :P

2:59 da tarde  
Blogger vague said...

ehhehe...

2:59 da tarde  
Blogger Bastet said...

E é mesmo um elogio Vague, verdadeiro e sentido. :)

4:11 da tarde  
Blogger Mónica said...

tragico

9:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home